segunda-feira, 21 de março de 2011
22 de março - Dia Mundial da Água
Fala, pessoal.
Muita correria, mas não poderia deixar de falar desta importante data: 22 de março, Dia Mundial da Água.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Desde então, várias discussões sobre o tema vêm sendo realizadas no mundo todo, principalmente nesta data.
Muito mais do que procurar bandeiras bonitas pra agitar em datas oportunas, acredito que o momento é de reflexão. É inegável a urgência de se discutir o assunto no mundo todo. Ações globais, sabemos, são sempre mais difíceis (pra não dizer impossíveis), mas vemos, lentamente, um grande movimento de ações locais em prol da proteção deste bem. Inúmeros exemplos, como a proteção de nascentes em propriedades rurais no Sul de Minas (começou em Extrema), mostram que é possível sim, fazer algo na sua propriedade, na sua casa.
Existe um conceito espalhado na cabeça de muita gente de que um dia "a água vai acabar". Se você perguntar para algumas pessoas que defendem esta ideia, COMO isto acontecerá, talvez elas não tenham uma resposta muito convincente pra te dar. Prefiro o embasamento científico, bastante discutido na escola: o princípio da conservação da matéria, de Lavoisier: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
E o que isso tem a ver com nossa água? Tudo.
Não podemos consumir toda a água do planeta, mas podemos transformá-la. E o produto disso poderá tornar-se impróprio, ameaçando a espécie humana (e todas as outras existentes).
Explicaçãozinha básica no Wikipedia: "A lei da conservação da massa explica um dos grandes problemas com o qual nos defrontamos atualmente: a poluição ambiental, compreendendo água, solo e ar. O fato de não ser possível consumir a matéria até sua aniquilação implica a geração de resíduos em todas as atividades dos seres vivos, resíduos esses indesejáveis a quem os eliminou..."
Com isso, fica mais fácil entender o que podemos fazer: cuidar ou deixar do jeito que está...
Não posso deixar de citar a questão do ciclo hidrológico: as ações do homem podem interferir de modo que a disponibilidade de chuvas se altere, deixando grandes centros populacionais sem a quantidade necessária, levando excesso para áreas remotas e desabitadas.
Água boa é, antes de tudo, água próxima.
E basta continuarmos nosso ritmo de urbanização para conseguirmos isto. Com a crescente impermeabilização dos grandes centros, infiltração, evaporação, chuva e disponibilidade estão sendo alteradas. Uma hora chega a conta.
E o que eu posso fazer? Ah... dá pra fazer uma lista de coisas, se você for procurar na internet, por exemplo. Desde verificar as torneiras e as caixas de descarga na sua casa, até participar das reuniões do seu condomínio, exigindo contas individuais para os aptos ou casas, ou mesmo escrevendo para sua prefeitura, denunciando vazamentos e desperdícios, ou ainda cobrando soluções para descasos com água, em seu bairro...
Eu estou fazendo algo bem legal: minha nova casa, em construção, já capta água da chuva. Construí um sistema simples, nada burocrático, com materiais baratos e que me permitirão usar a água da chuva nos banheiros e jardins. O filtro de folhas foi projetado e construído por mim mesmo, a partir de materiais igualmente simples, disponíveis no mercado. As fotos no início deste post mostram a construção do local onde ficam as caixas usadas como cisterna (3.000 litros), o filtro de folhas "auto-limpante" e o sistema de captação das calhas, com tubos de PVC.
Em breve, este assunto será melhor debatido aqui.
Grande abraço! Bom dia 22 de março pra você!
Assinar:
Postagens (Atom)