quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tratamento de esgoto no Vale


No final de outubro (mais precisamente no dia 27/10) foi inaugurada a estação elevatória de esgoto do Vidoca. O esgoto das regiões oeste e sul da cidade (aproximadamente 300 mil moradores) será agora enviado desta nova instalação para a estação Lavapés, na zona Norte. Com isso, a Sabesp informou que o total de esgoto tratado na cidade de São José dos Campos passa a ser de 85%, ante os 53% até então.

A notícia é boa, claro, mas ainda há muito por fazer. Com esta obra, somada ainda a inauguração em março/2010 da estação Taubaté/Tremembé, pouco passamos dos 70% de esgoto tratado nas 20 maiores cidades da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (lembrando que são mais de 60 cidades nos três estados!). A situação é mais crítica nas 3 maiores cidades no trecho conhecido como "médio Paraíba", no RJ: Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, onde esta última é a que mais trata e está em torno dos 50% do total lançado.

E não é só isso. O acesso à água tratada também não é unanimidade e fator crucial na qualidade de vida da população do Vale.

Você pode ler mais sobre Saneamento clicando aqui.

Vamos caminhando. Há um déficit de décadas a ser pago, em que o Rio Paraíba sempre recebeu todo tipo de esgoto, sujeira, lixo, etc... e agora toda ação para mudar isto é bem vinda.

Acompanhe os números da sua cidade. Cobre as lideranças de sua região. Acabamos de votar nos deputados estaduais e federais. Escreva para eles. Lembre-se que daqui a dois anos virão novamente os candidatos a vereador e prefeito bater em nossas portas. Tenha isto em mente, na hora de perguntar as propostas de cada um deles. E EXIJA que este assunto faça parte de sua pauta.

Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário