domingo, 22 de novembro de 2009

Curtas

Muita coisa acontecendo (isso é bom).

- Na sexta-feira participei do Terra, Vida ou Morte. Foi muito legal voltar na casa do "seu" Eduardo e da D. Marcia e ver que eles vêm mantendo os hábitos relacionados com a redução nos consumos de água e energia elétrica e com a geração de resíduos.
Veja aqui a matéria da TV Vanguarda. (Abração, Hellen, Ademir e Franklin!).

- Na quarta participei de uma entrevista muito legal com o pessoal da INEXH.com.br, sobre a Expedição ao Neblina. Como foi uma entrevista ao vivo, não há link ainda. Assim que tiver o video, disponiblizo aqui. É o Pico da Neblina rendendo ainda muito assunto. E o objetivo é esse: falar da Amazônia, do alto Rio Negro, dos Yanomamis... e tentar mostrar o quanto nosso país é ao mesmo tempo belo e diverso.

- Falando em alto Rio Negro, conversei com a Dra. Carol hoje. Além de matar as saudades (esta é a primeira vez que converso com ela depois de voltar da Amazônia), serviu também para começarmos a discutir o que virá por aí. Ela tem um grande projeto. Aguardem!

- Essa semana vi uma matéria bem legal sobre os animais que estão sendo vistos em áreas urbanas, mais especificamente no estado do Espírito Santo. Sabemos que isto não é exclusividade deste estado e que por todo lado há registros semelhantes. Há pouco tempo vimos o caso da onça suçuarana que foi (provavelmente) atropelada na Anhanguera, na cidade de Louveira. E tudo isso nos remete à lembrança de que, embora pareça a invasão "deles" no "nosso" espaço, na verdade, nós é quem somos os verdadeiros intrusos. Afinal, eles já estavam aqui quando nós chegamos, certo?

- Ainda sobre animais, um ponto positivo: semana passada um casal de saguis deu as caras lá no sítio, talvez Callithrix aurita. Acho que todos estes anos de trabalho, no sentido de reflorestar, cuidar, preservar... tudo isto foi recompensado com este avistamento. A presença de inúmeros pássaros, alguns mamíferos e agora estes primatas só comprovam aquilo que já sabemos: dê as condições que eles respondem. Frutas, sombra, água, árvores (abrigo), paz... é só disso que eles precisam. E reflorestar é o primeiro passo. Com o tempo, a natureza se encarrega de fazer a parte dela.
Sobre o casal (suponho ser um casal!) consultei minha amiga e futura bióloga Aline Batista, que sabe tudo e mais um pouco sobre estes animais e foi ela quem me deu algumas dicas sobre a correta identificação. Tomara ser mesmo o C. aurita, certo, Aline?

- Um grande abraço pra todos! Antes, um detalhe: no post de 02 de novembro coloquei um video de quem faz a defesa sobre a transposição do S. Francisco. Para ser justo, faltou um que mostre o lado negativo da história. E ninguém menos do que Washington Novaes, da TV Cultura, dará seu testemunho. Veja aí abaixo. Valeu, boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário